Voltar

29 de julho de 2021 • 7 min de leitura

Passo a passo para escolher a esquadria ideal para seu projeto.

Saiba quais fatores devem ser considerados na hora de escolher suas portas e janelas

Parte essencial da sua obra, as esquadrias representam uma parcela significativa do orçamento total investido na hora de construir. Isso quer dizer que a escolha das portas e janelas ideais para cada projeto precisa ser certeira, pois são elas as responsáveis por importantes características que farão parte dos ambientes, como iluminação, ventilação e design, entre outros.

Mas, primeiro, é preciso entender o significado do termo “esquadrias”. Vamos lá? Em resumo, as esquadrias são os elementos utilizados para emoldurar e fechar os vãos de cada cômodo, ou seja, as portas e janelas.

Fique atento: na hora da escolha das esquadrias que farão parte do seu projeto arquitetônico, é preciso levar em consideração alguns detalhes que farão toda a diferença:

MATERIAL E ACABAMENTO

O aço e o alumínio são um dos materiais mais utilizados na fabricação de esquadrias atualmente. O uso desses materiais garante um estilo mais arrojado ao projeto final.

As tradicionais esquadrias em aço conferem visual sofisticado ao ambiente, enquanto que, as de alumínio, trazem junto ao seu design moderno, diversas vantagens como leveza e resistência à corrosão, entre outras.

(Confira aqui 5 motivos para escolher portas e janelas de alumínio HB).

ILUMINAÇÃO E VENTILAÇÃO

Se você sonha em ter um lar aconchegante, repleto de luz natural e arejado, o uso de esquadrias pode contribuir, e muito, para que seu projeto final fique do seu jeito. Elas proporcionam melhora significativa na iluminação e na ventilação dos seus ambientes.

As portas e janelas possuem também a importante função de integrar e demarcar cômodos, já que não fecham o espaço por completo, apenas o delimitam visualmente.

VEDAÇÃO

Outro aspecto que deve ser ressaltado é a capacidade de vedação das esquadrias. Ou seja, escolher esquadrias de confiança para seus ambientes internos ou externos, garantirá que a água da chuva, os ventos e odores sejam estancados, proporcionando mais segurança e conforto aos moradores.

QUALIDADE

Fique de olho na durabilidade e na resistência do material com que sua esquadria é fabricada, por exemplo: as esquadrias de aço e de alumínio exigem menos manutenção, enquanto que as de madeira podem sofrer com fatores externos, como: insetos, clima e ação do tempo, entre outros.

Além disso, é importante averiguar se o produto cumpre todas as determinações técnicas exigidas pelos órgãos reguladores, como a ABNT NBR 10.821-2.

Lembre-se: na hora da compra, solicite os certificados e laudos que comprovem a procedência da sua esquadria.

ESCOLHA DO LOCAL

Os tipos de portas e janelas que serão utilizadas em seu projeto dependerão do local de instalação. Por isso, é importante avaliar fatores como chuvas, sol e umidade, entre outros.

CONHEÇA AS ESQUADRIAS HB:

Com produtos capazes de atender os mais diversos tipos de obras, o Grupo HB possui uma linha completa de portas e janelas de aço e alumínio acabadas ou prontas para customização.

Sempre atendendo com excelência e em conformidade com as melhores práticas de fabricação, todos os produtos HB têm 5 anos de garantia e são certificados com o selo de qualidade emitido pelo IBELQ (Instituto Beltrame de Qualidade, Pesquisa e Certificação), uma entidade acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE), do Inmetro.

Quer saber qual tipo de esquadria combina com seu projeto?

Acesse o conteúdo e saiba mais: Portas e janelas: como escolher o modelo mais adequado para minha obra?


28 de julho de 2021 • 5 min de leitura

Portas e janelas: Como escolher o modelo mais adequado para minha obra?

O Grupo HB tem a opção ideal para cada ambiente do seu lar
Ler mais
29 de julho de 2021 • 7 min de leitura

Passo a passo para escolher a esquadria ideal para seu projeto.

Saiba quais fatores devem ser considerados na hora de escolher suas portas e janelas
Ler mais
Newsletter

Cadastre-se e fique por dentro dos nossos lançamentos e novidades!